Grupos do Facebook: solidão coletiva.

10665772_832516796792337_5490157187031015253_n
Eu acredito que as pessoas só deveriam postar em “grupos do facebook” aquilo que postariam em seus perfis e publicamente. Eu passei exatamente um mês anotando tudo que me contaram. E são diversos grupos, por isso se você esta lendo isso e achar que fui eu que li algo que escreveu, te adianto que foram pessoas que fazem parte do mesmo grupo que você e alias nem te conhecem (tentei tudo para não ser pessoal).
meu marido/amiga me traiu, fico melhor loira ou morena (com fotos), estou vendendo (e não coloca o preço do produto ou serviço), apareceu um bicho na minha casa (coloca a foto do bichinho), EU QUERO! (o bichinho, acredite), meu vizinho faz muito barulho quando transa, o cachorro do vizinho faz muito barulho (vizinho não é o mesmo do sexo), EU QUERO! (para qualquer doação), hoje é meu aniversário, meu pai ta infartando (o que eu faço?), meu médico me passou tal remédio (devo tomar?), olha o que apareceu no meu filho (e foto), EU QUERO! (para tudo que ofereçam) etc.
Eu poderia falar sobre cada uma dessas frases como eu falei para as pessoas que trouxeram isso até mim. Desnecessário porque não sei quem falou além do dono não ter me perguntado. Mas acreditem, alguém que você nem imagina leu e trouxe isso para outra pessoa de fora. Sem contar a segunda experiencia que eu fiz: como qualquer mortal eu abri meu facebook no notbook ou celular quando haviam mais pessoas em casa. Não sei se sabem mas tudo que postam em grupos (por mais secreto que seja) aparece na atualização dos outros, ou seja tudo que postam vai para a TL quando o facebook está aberto e não posso proibir as pessoas de passarem atras de mim ou sentarem do meu lado. Tenso né? Pois quando você escreve algo em grupos, não só milhares de pessoas que você não conhece vão ler como outras tantas (importante dizer que não é de propósito que algum familiar tipo marido, filho, mãe leu o que você escreveu e também não foi intencional de alguém do grupo mostrar).
Por isso que escrever em seu perfil e publicar aberto a todos é menos pior do que expor em grupos, haja vista que pelo menos apenas conhecidos e amigos de conhecidos vão ler, contudo em grupos…
Por falar em escrever em seu facebook: se você vende algo ou presta serviço deveria pensar duas vezes no que posta. Isso também me foi dito e com maior indignação. A pessoa que vende algo (produtos ou serviços) é exposta a todo tipo de opinião pessoal e deveria ter mais cuidado ao por exemplo ler algo em grupos (de novo) e depois comentar em seu face. Que infantilidade! E falta de respeito também. E tem muita gente que não acha isso legal. A pessoa fala de religião, moda, politica etc e ainda depende do dinheiro dos outros para viver. Me perdoe ser tão direta! Ex.: “-Olha eu não acho bonito quem sai com roupa de academia (aquela calça legging colorida, meia até o joelho e tênis amarelo com rosa). Realmente não entendo quem vai ao shopping, mercado, reunião de colégio assim. Porque se você foi pra academia logo você malhou e logo precisa tomar banho, não desfilar com esse modelito atraente por ai.” Mas fazer o que? postar isso no meu face? E as possíveis pacientes que não vão mais me procurar porque acham isso lindo?
Eu entendo que existem fatorem como a solidão. E entendo também que existe whats app! Por ele as pessoas se comunicam com amigos e parentes mesmo que estejam do outro lado do mundo. Então pra que se expor a quem não te conhece? Para! Eu entendo, mas eu sou psicanalista (assim como psicólogos, terapeutas, sociólogos) porém o resto do mundo não tem que entender. Seu marido, amiga, médico, advogado, mãe, vizinho não tem obrigação de aceitar isso que você fez. Porque você está se expondo e expondo os outros. Pior: pensando que nunca vão ficar sabendo ou se souber é culpa de algum mal-caráter de grupo do facebook que dedurou você.
Aham, senta lá! Será que neste universo de facebook não existe mãe, esposa, filha, sobrinha, cunhada, irmã, vizinha no mesmo grupo? Hã? sem contar algum conhecido que trabalhe ou conheça a pessoa de quem você falou. Então pense bem no que escreve e onde escreve. Peça opinião de uma amiga mesmo que more longe mas não peça ao facebook! Procure no google! lá você encontra de opiniões especializadas (de profissionais) a experiencias pessoais mas não pergunte ao facebook. E se você precisa desabafar seus problemas ou qualquer coisa assim: procure seu convênio, serviços públicos, CVV, qualquer um mas não o facebook. Antes de se sentar na frente de um teclado, se lembre que existe sentimento em quem vai ler o que não pediu, não procurou e não conhece você.(nem seu vizinho)

Fernanda Guimarães
Psicanalista e integrante de muitos grupos!