Pessoas…

430656_481215118589175_924185977_n
Dizem que as pessoas entram na vida da gente por uma razão, por uma estação ou uma vida inteira. Também dizem que é por acaso que as pessoas entram na nossa vida, mas não é por acaso que permanecem.
Por uma razão se for para suprir uma necessidade que você tem. Por uma estação é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Por uma vida inteira se ensinam lições para sempre: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros aspectos da vida. Meio clichê né? Então vamos voltar ao divã:
Este ano eu descobri que as pessoas que nos fazem mal são substituíveis. Basta você querer se livrar do domínio delas. Há muito tempo conheci e vivi com pessoas que eu pensava serem boas na minha vida. Insubstituíveis. Mas as pessoas se enganam (ou nos enganam) e quando você se sente seca como uma como areia fina na praia, uma outra pessoa entra na sua vida para mudar tudo!
E convive com você e briga com você e é seu apoio nas horas ruins e quem te faz rir das coisas chatas que acontecem. Mesmo sendo confuso você admira tanto aquela pessoa que seu amor se torna tão puro, tão intenso e tão respeitável que olhando pra trás chega a se perguntar: como fui capaz de gostar de alguém que só me fez mal?
Mas vou contar outro fato: temos que gostar de quem nos faz feliz. Não adianta insistir se o amor é unilateral. Não funciona nem entre amigos, nem entre familiares e nem com quem você se apaixona.
Claro que vale a pena tentar. Vale a pena se adaptar (por favor não mude. pois quem te ama, ama também seus defeitos e não só as qualidades). Vale a pena ceder. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena já dizia o poeta.
Porém se os machucados estão doendo mais do que aquela dorzinha de tanto ri, tá na hora, tá na hora! Sempre tem um mas pra tirar a nossa paz!
Não tenha medo e não se sinta só. Infelizmente as vezes parece que viemos na família errada, que não temos amigos para sempre ou que amamos quem nunca vai nos amar como somos. E se isso estiver acontecendo, busque ajuda. Contudo lembre-se: a primeira mudança tem que vir de dentro do seu coração. Depois pode me procurar se quiser…
Vivian Fernanda
Psicanalista com 1001 utilidades.