Posso ser sincera?

10649894_823184164392267_7326062235221817338_n
Agora vamos falar de assuntos mais sérios: eu acredito que as pessoas poderiam trocar de lugar umas com as outras, afinal todo mundo sabe como resolver os problemas dos outros. impressionante! O problema maior é que as pessoas não escutam para compreender mas para responder.
Cara, deixa eu te contar: cada um tem uma vida diferente. eu não posso dizer como voce deve agir, mas sim descobrir porque você não está conseguindo. Eu quero investigar o motivo, a causa, como. Uma das ultimas vezes que estive com uma psicologa eu lhe disse: – Olha, não me dê conselhos, já sei errar sozinha! Ela já ficando nervosa com minhas respostas me acusou de ser louca. E ela me chamou de louca!
E foi depois dessa “sessão”, que terminou com uma discussão que eu pensei: ninguém é tão louca que não possa encontrar outra louca que a entenda. Quer saber: essa louca sou eu, como diz Roberto Carlos.
Se minha própria psicóloga me considerava louca, imagine o resto? imagina o que ela falava pra minha família? Tai outra coisa que eu nunca entendi: por que ela tinha que falar pra minha família sobre mim se eu não pedi?
pois vou dizer mais: as únicas pessoas que se enfurecem de ouvir verdades são aquelas que vivem a mentira.
Ninguém sabe o que se passa na vida de alguém; não sabe as dificuldades, as dores, as tristezas, as marcas que a vida deixou naquela pessoa. Então não diga que sabe a verdade quando você diz o que leu em livros sobre teorias e técnicas. Isso não funciona, ok? Não é assim que se cura. Aprendi uma coisa com a psicanálise: entre o plantar e o colher, há o regar e esperar. Então não acredito nessas promessas de mudança rápida.
Então: antes de falar alguma coisa se ponha no lugar de quem vai escutar. Rótulos foram feitos para produtos, não para pessoas. Todo mundo que a gente encontra na vida esta enfrentando uma batalha que muitas vezes não sabemos nada a respeito. Então seja gentil com as pessoas. Sempre!
E não se ache a unica alternativa. Se o “plano A” não funcionar, o alfabeto tem mais 25 letras. Não existe só “um jeito, uma maneira, um certo”. Se eu não achar um caminho, eu faço um… ou varios!
Vivian Fernanda
Psicanalista e nem um pouco normal!